Sprinklers são chuveiros automáticos usados no combate ao incêndio. Sendo assim um dos equipamentos de suma importância nos projetos de segurança contra incêndio de qualquer edifício.
Para o uso do sistema de chuveiros automáticos, existe alguns aspectos normativos determinados pela NBR 1089:2014, para garantir a qualidade e segurança do trabalho.
Definição da área de cobertura
A quantidade de sprinklers por m2 é determinada em conformidade com o risco de ocupação definido para a construção.
Nos projetos, nota-se também a distância entre os ramais e entre os chuveiros nos ramais, bem como a distância entre os sprinklers e os elementos estruturais do local.
Os tipos de sprinklers considerados são: spray em pé e pendentes de cobertura padrão. Existem ainda dois tipos de dimensionamento para o sprinkler: calculado hidraulicamente e calculado por tabela.
– Ocupações de risco leve
A área máxima para tetos lisos e construídos por vigas e nervuras deve ser 18,6m² por chuveiros dimensionados por Tabela e 21m² para chuveiros hidraulicamente calculados. Para teto de madeira a área de cobertura máxima não deve ultrapassar 12 m². Para tetos de telhas apoiadas em estruturas combustíveis ou não-combustíveis, bem como os tetos em forma de colmeia, a área máxima de cobertura é de 15,6m².
– Ocupações de risco ordinário
Em todos os tipos de construção, a área máxima de cobertura por chuveiro é de 12m².
– Ocupações de risco extraordinário
Para efeito de cálculo por tabela, a área de cobertura máxima deve ser de 8,4m². Para chuveiro calculado hidraulicamente é de 9,3m² em relação a todos os tubos de construção.
Para os demais tipos de sistemas de sprinklers a NBR 10897:2014 estabelece as medidas:
– Chuveiros automáticos tipo spray em pé e pendentes de cobertura estendida: a área máxima de cobertura de qualquer chuveiro automático não deve exceder 37,2m².
– Área máxima de cobertura de chuveiros automáticos tipo spray laterais de cobertura padrão: nunca deve exceder 18, 2m².
– Área máxima de cobertura de chuveiros de controle de aplicação específica CCAE (chuveiro automático de controle para aplicações específicas): não pode ser maior que 12,1m² e a área mínima de cobertura deve ser de 7,4m².
– Área máxima de cobertura de chuveiros ESFR (chuveiro automático de resposta e supressão rápidas): não pode ser maior que 9,3 m² e a área mínima de cobertura deve ser de 6m².
Posicionamento dos chuveiros automáticos em relação ao teto
O posicionamento dos sprinklers deve-se levar em consideração o modelo de teto: horizontal, inclinado ou curvo. Também é importante verificar o tipo e o material utilizado como: teto liso, teto constituído por vigas e nervuras, teto de madeira, teto em forma de colmeia ou teto com estrutura metálica.
Distância entre chuveiros e elementos estruturais
A distância mínima entre um sprinkler e a face lateral de uma obstrução horizontal contínua (viga no teto, luminárias, dutos de ar condicionado) deve ser determinada a partir do afastamento vertical do defletor da face inferior da obstrução, para qualquer classe de risco.
Distâncias entre vigas e chuveiros com respectivos defletores. Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas,1990
Agora que você conferiu alguns aspectos normativos para projetos de sistemas de sprinklers, consulte a NBR 10897:2014 para demais informações.