Conheça a Schedule

Na Schedule você não procura. Você encontra!

Navegação

Pesquisar no Blog

Campo de busca

Canais

Categorias

Aprenda a calcular o material para sua construção

09/02/2011 - Geral

Segue algumas dicas no cálculo do material para sua obra:

• No geral, normalmente se calcula 10% a mais de material para se ter a margem de segurança, mas há alguns casos onde será necessário comprar mais ou menos material excedente.
• Para materiais hidráulicos há planilhas na internet, que, com base nas metragens das redes principais é possível calcular a metragem das redes secundárias. Com a planta da casa em mãos fica ainda mais fácil.
• No caso do esgoto, conte com ajuda de um profissional para verificar o material necessário para a obra, mas alguns fabricantes disponibilizam folhetos com informações úteis para instalação e cálculo da rede.
• Acabamentos: Os materiais e serviços de acabamento, como louças sanitárias e metais sanitários, não precisam ser comprados com sobras, mas compre no final da obra para não ter perdas durante o processo de construção.
• Para calcular a quantidade de material necessário para uma construção é preciso levar em consideração também a perda durante transporte e manuseio.
• No caso de telhas de barro, deve-se levar em consideração a qualidade da telha. Quanto mais fraca a telha, mais matéria extra será necessário.
• Para azulejos, valem os 10% a mais de material, mas se estes forem estampados lembre-se que os desenhos deverão encaixar e nesse caso talvez haja a necessidade de comprar mais material. Guarde as sobras para qualquer eventualidade, pois depois de um tempo ficará difícil encontrar azulejos iguais.
• Por ter vida útil curta, o cimento deve ser comprado aos poucos conforme a necessidade da obra.
• Para assentamento de tijolos, a média é de 10 a 14 quilos por metro quadrado e depende do tipo de tijolo.
• No caso das tintas, cada fabricante informa o rendimento da tinta por metro quadrado. Então é só verificar a metragem do local a ser pintado e multiplicar pelo número de demãos para saber a quantidade de tinta.

Deixe seu comentário
  • (obrigatório)
  • (não será publicado) (obrigatório)

Comentários

2 Comentários em “Aprenda a calcular o material para sua construção”.

Gustavo Tobias

22-08-2013 às 09:58     

Gostaria de saber se posso fazer o concreto do alicerce de pouco em pouco,por exemplo: tenho 100m de alicerce 20×30,posso fazer 15m,depois mais 10m e assim sucessivamente. Será que vai dar liga? Ou rachadura no futuro?. Muito obrigado.

Responder

aislan cindo crneiro do nascmento

03-04-2014 às 13:53     

como seber a quantidade de material de tijolo para aqundidade de areia e de cimento o mais o menos nao precisa ser a medida ezata nao o van que estou contruindo e de 8 metros 4 metros.

Responder

Sobre a Schedule

Há 25 anos trabalhando com materiais hidráulicos direcionados às indústrias e a construção civil.

23 anos aprendendo e acumulando experiências através do trabalho e do bom relacionamento com nossos amigos e clientes.