Tipos de drenagem subterrânea

A drenagem subterrânea tem como principal objetivo controlar o nível de água do solo, removendo o excesso. Sabendo disso, nós da Schedule preparamos este texto especificando cada tipo de sistema de drenagem subterrânea e qual é o adequado para sua empresa.

Existem 5 tipos de drenagem, veja quais são elas e seus aspectos:

Drenos abertos profundos

Eles são responsáveis por remover o excesso de água do subsolo, precisando ser então fundos o suficiente para baixar a água ao nível desejado. O local de aplicação deve ser cavado em um ponto estratégico para não só drenar o excesso de água no solo, mas sim drenar a água da superfície.

Drenos de cano

Os drenos de cano são perfurados e enterrados em lençóis freáticos, cobertos com um aterro permeável, geralmente são utilizados canos de PVC. Apesar da mão de obra não ser tão vantajosa quanto aos drenos abertos, os drenos de cano se destacam por não ocuparem espaço na superfície e não exigem muita manutenção.

Drenos de dique

Eles funcionam sem precisar de canos, são canais sem forro formados no solo por um arado de diques. São utilizados quando os drenos de cano não podem ser aplicados.

Drenos interceptores

Os drenos interceptores são chamados assim por sua forma e funcionamento. Eles são colocados no encontro entre terras planas e inclinadas, para interceptar o escoamento na inclinação, eles podem ser feitos em drenos abertos, canos ou de dique.

Bomba de água subterrânea

As bombas de águas subterrâneas podem ser usadas em um aquífero para baixar o nível de água, são eficazes apenas em condições especificas e normalmente necessitam de uma autorização do governo.

 

Agora que já sabe os tipos de drenagens subterrâneas visite nosso canal de notícia, lá você encontrará tudo que precisa saber de soluções hidráulicas.

Comments are closed.